Receitas de leite vegetal

0
560
Imagem Shutterstock

Para quem se acostumou a tomar o leite de “outra mãe”, mesmo depois de adulto, e se deu conta de que isso não era normal…
Para quem deseja oferecer uma opção saudável para toda a família sem contraindicação…
Ou simplesmente, para quem desenvolveu intolerância a lactose… Temos aqui algumas receitas de leite vegetal para nutrir e te deixar mais feliz.

Antes, porém, algumas informações nutricionais:

“O leite feito a partir de oleaginosas é ideal para aqueles que querem deixar o leite animal, pois não contém gorduras saturadas nem colesterol, muito pelo contrário, têm elevados níveis de vitamina E e gorduras insaturadas. Também não contém lactose (açúcar do leite animal), nem caseína (uma proteína do leite animal que pode causar câncer), e também é aconselhado para aqueles que têm alergia à soja, só não é recomendado para quem sofre de alergia aos frutos secos.

(…) a maioria das oleaginosas são ricas em minerais como o selênio (desempenha um papel importante na produção de antioxidantes, no sistema imunitário e na regulação da tireoide), manganês, magnésio, zinco, potássio, fósforo e cálcio, as concentrações variam consoante o tipo de semente ou fruto seco. Para além disto, o consumo frequente e moderado de oleaginosas está associado à redução do colesterol LDL e triglicerídeos e aumentando o HDL (bom colesterol), contribuindo desta forma para a prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A melhor parte é que esta bebida natural pode ser feita em casa sem esforço nenhum e como é caseira não tem aditivos alimentares nem conservantes, mas deve ser armazenada na geladeira para conservar suas propriedades, durante 3 a 4 dias.”¹

Leite de aveia:

“O leite de aveia é o leite vegetal mais fácil e barato para se fazer em casa! Ele dispensa o uso de máquinas para leite e afins, você o faz facilmente com liquidificador e um pano fino para coar o leite 🙂 Ele dá uma maciez toda especial para massas como: bolos, tortas, panquecas, etc. Experimente utilizá-lo no lugar do leite de soja! Não se esqueça de deixar a aveia de molho na água por, pelo menos, uma hora. O resíduo você pode utilizar para enriquecer qualquer receita! Ou, até mesmo, hidratar a pele do seu rosto ;)”²

Ingredientes:

1 copo de aveia
3-4 copos de água

Instruções de preparo:

1. Deixe a aveia de molho na água por, pelo menos, 1h.

2. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Coe com um pano fino e leve a geladeira.

3. Dura 03 dias refrigerado.

Um exemplo de receita feita com o resíduo do leite: cookies de resíduo de aveia.

Dica: o leite de aveia é levemente “gelationoso” porque o amido da aveia passa para a água. Esse “problema” pode ser resolvido mexendo o leite após ser deixado muito tempo em descanso ou adicionando mais água.

Leite de amêndoa, Castanha de caju ou castanha do pará

Ingredientes:

1 copo ou xícara da castanha escolhida crua
4 copos de água (para um leite mais cremoso menos água)

Instruções de preparo:

Lave as castanhas, deixe de molho cobertas com água de um dia para o outro ou guarde na geladeira por mais dias.
Escorra a água que ficou de molho, lave as castanhas e retire a pele se preferir. Em seguida bata no liquidificador com a água.
Coe em um pano fino de algodão ou voil (panela furada).
Se não for consumir na hora, guarde em um recipiente de vidro tampado na geladeira por até três dias.

Leite de coco

Ingredientes:

1 coco inteiro seco (aquele com a casca marron)
1 litro de água
Água do coco

Instruções de preparo:

Abra o coco, retire a água em seguida separe o coco da casca e bata tudo no liquidificador com água.
Coe em um pano fino ou de voil.
Também pode ser guardado em recipiente de vidro tampado em geladeira.

Delicie-se e saúde! =D

P.S: Também é possível fazer leite de alpiste, gergelim, arroz…

¹ [menuvegano.com.br]
²
[menuvegano.com.br]

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA